Encode!!

Então, o objetivo do post é ensinar como encodar um arquivo 10-bit para 8-bit Hardsub (legenda estática no vídeo) compatível com PC, TV, PSP, Xbox360 e PS3/4. De forma simples e dinâmica.

Primeiro, baixe a ferramenta que criei para encode aqui. Não se acanhe, fiz o Escaneamento de vírus pelo VirusTotal. (Ferramenta que verifica o arquivo com 42 Antivírus do mercado.)
Na pasta programas terá dois arquivos: AviSynth 2.6.0, Win7DSFilterTweaker_5.7 e uma pasta com nome de mkvtoolnix-unicode-4.1.1
– Instale o AviSynth 2.6.0 (instalação padrão)
– E o Win7DSFilterTweaker_5.7 se você estiver usando o Windows 7~8 – botão direito do mouse em cima do Win7DSFilterTweaker_5.7 – Executar como Administrador -> “Preferred decoders“…

Como uso LAV Filters, em 32-bit/64-bit decoders estão marcados o LAV Video para todos os tipos de codec de vídeo. Se você estiver usando o FFDShow/CoreAVC como decoder de vídeo/áudio mude para o mesmo. Só não deixe o decoder da Microsoft que, além de ser ruim, não tem suporte para decodificar o 10-bit.

Agora, vá na pasta -> mkvtoolnix-unicode-4.1.1 -> MKVExtractGUI2  (Isto se aplica apenas se no contêiner matroska (mkv) for Softsub.

E como saber se é Hardsub ou Softsub? — Com o MKVExtractGUI2 aberto arraste o vídeo .mkv para a janela do programa.

Obs.: Existe .mp4 softsub, se a legenda for em .srt, onde só pode ser usado a fonte Arial, uma borda e uma sombra. Por isso quando o arquivo for .mp4 nem é preciso arrastá-lo para o MKVExtractGUI2. (porque nem funciona também)

…e teremos algo assim:

Marque [x] Use source dir for output – que o programa irá extrair para o mesmo diretório – onde está o vídeo.

Encontre o  “subtitles, S_TEXT/ASS”  e marque.

Tudo que for “Attachment” são as fontes usadas no script (.ass), e se não tiver as fontes instaladas no computador, fará que com o typesetting (edição da legenda) não funcione de forma adequada, fazendo com que as fontes fiquem em Arial.

Mas como funciona a partir do mkv? — É que as fontes estão anexadas no mkv e o “Splitter” (LAV Splitter ou Haali Splitter) têm a função de enxergá-las – para que possam serem visualizadas sem que elas estejam instaladas no PC.

E com as fontes instaladas no seu PC… fará que com visualize-as de forma adequada, até porque o encode puxará as fontes instaladas no PC.

A legenda (Subtitle) e as fontes (Attachment) estão marcados, agora é só clicar em “Extract” e repare que no diretório do vídeo terão as fontes (*.ttf, *.otf) e a legenda (*.ass). Assim:

Para instalar as fontes no Windows 7~8 não tem segredo, sublinhe todas e botão direito do mouse em cima delas -> Instalar fontes. No Windows XP – você terá que copiá-las para o “C:\Windows\Fontes” e depois reiniciar o PC para que puxe as novas fontes instaladas.

Hora de encodar!!!

Volte para a pasta [x264-AAC] Encoder by Darkstalkers e veja que terá os arquivos; Arraste o video para encodar_MultiArraste o video para encodar_PSP

–Sumário–

_Multi -> Compatível com PC, TV, Xbox360 e PS3/4
_PSP -> Compatível com PSP

Quero fazer um encode para PSP! Então pego o arquivo de vídeo (*.mkv) e arrasto para o “Arraste o video para encodar_PSP” e teremos isto: 

 

— No caso, se o arquivo for .mp4 ou .mkv e Hardsub, você não precisará da legenda. Então essa parte de arrastar a legenda pode ser pulada com um “Enter”.

Mas o nosso caso é diferente. Queremos encodar o vídeo que é Softsub (legendas estilizadas no vídeo) para Hardsub. Para podermos visualizar o vídeo no PSP, TV, Xbox360 e PS3/4 – Inclusive no PC – já que o 8-bit tem menos poder de processamento. E se seu computador for modesto, é uma boa pedida.

Arrasto a legenda (*.ass) e aperto o “Enter”.

Espero alguns segundos… E então, teremos isto:

 

Quando finalizar o encode finalizar… Teremos isto:

— Pressione uma tecla para continuar .  .  .

— Press any key to continue .  .  .

— Na mesma pasta onde está o vídeo, o arquivo que foi codificado terá o mesmo nome do original com final _[PSP] e _[Multi] dependendo da opção escolhida.

Agora encode não é mais problema! Divirtam-se.